terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Trabalhadores da G4S em Maputo - Moçambique entram em  greve por melhores condições  de trabalho  e desconto ilegal em folha de pagamento.


QUARTA, 11 SETEMBRO 2013  

Cerca de 300 trabalhadores da empresa de segurança privada G4S paralisaram, ontem, as suas actividades, na cidade de Maputo, em reivindicação do valor que contribuem para o fundo social da empresa,  bem como aumentos salariais, rotatividade das escalas de trabalho e outras condições laborais.

Os agentes de segurança dizem que há três anos que são descontados mensalmente 100 meticais dos seus salários, que vão para o fundo social da empresa, mas este valor nunca os beneficia.

Os mesmos avançam que há muito que tentam apresentar as suas preocupações ao patronato, mas este não os leva em consideração. Eles dizem, ainda, que já contactaram o ministério do trabalho, mas não tiveram resposta satisfatória.

Os grevistas dizem-se agastados, pois a direcção da empresa não lhes permite criar um sindicato que possa defender os interesses dos trabalhadores. Segundo eles, o patronato criou um suposto sindicato que defende interesses da direcção da empresa e não os trabalhadores de níveis hierárquicos mais baixos.

Os trabalhadores da empresa de segurança privada exigem ao patronato uma auditoria externa para que sejam limados alguns problemas de gestão existentes.

Há trabalhadores naquela empresa que dizem acumular férias há muitos anos, mas devido à falta do controlo do ministério do Trabalho a irregularidade prevalece.

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/27094-trabalhadores-da-g4s-em-greve-por-melhores-condicoes-laborais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário