sábado, 1 de dezembro de 2012

VIGILANTE FANTASMAS NA CPTM SÃO INVESTIGADOS 


   

  
RICARDO GALHARDO
da Reportagem Local

O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil estão investigando a existência de vigilantes fantasma na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresa de economia mista do governo paulista.
Segundo documentos apresentados por ex-funcionários da companhia, a CPTM paga à empresa de segurança Gocil por vigilantes que não trabalham.
Os contratos de segurança da CPTM somam aproximadamente R$ 75 milhões.
A Gocil nega as fraudes e a CPTM se limita a informar que instaurou uma auditoria interna para averiguar as denúncias.
O ex-funcionário da CPTM José Cícero Braz apresentou 25 cartões de ponto irregulares de vigilantes da empresa Gocil que prestam serviços à companhia.
Os cartões estão preenchidos, mas não têm os nomes dos respectivos vigilantes.
Em comunicação interna da CPTM datada de 10 de fevereiro, o funcionário Wellington dos Santos afirma ter encontrado 11 cartões de ponto preenchidos em uma plataforma ferroviária, embora não houvesse nenhum vigilante no local.

Controles
O deputado estadual Paulo Teixeira (PT), que investiga os contratos desde 1996, afirma que os documentos apresentados por Braz e outros dois ex-funcionários da CPTM e da Gocil indicam que a estatal fazia dois tipos de controle dos seguranças.
No registro oficial, havia fraudes nos cartões de ponto. Em livros de registro paralelos era marcada de fato a presença dos funcionários (veja quadro ao lado).
Cópias dos cartões e dos livros foram remetidas à Promotoria da Cidadania, responsável pela investigação no Ministério Público.
A pedido da promotoria, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.
Em depoimentos à Polícia Civil, Braz e o também ex-funcionário da CPTM Alex Kazi Menezes afirmam que os cartões eram preenchidos irregularmente.
O ex-gerente operacional da Gocil Marco Antonio Guerra Poças também denunciou as irregularidades à Promotoria de Justiça, no dia 27 de maio. Ele está desaparecido desde o dia 7 de junho. Os três disseram que funcionários da CPTM recebiam propinas da Gocil para facilitar as fraudes.
A Polícia Civil está investigando o desaparecimento. O deputado Paulo Teixeira afirma ter recebido telefonema de Poças na segunda-feira, no qual teria dito que fugiu porque estava recebendo ameaças.

2 comentários:

  1. Ei pessoal, alguma novidade sobre essa notícia? Como obtenho dados do processo?

    ResponderExcluir
  2. Na boa? tem que investigar é o Sr. Itamar F. Nascimento, que era o chefe de segurança da Gocil na CPTM, até onde sei ele tinha muito poder dentro da GOCIL, mais poder até que o dono, seu Washington, sei também que todo mundo na empresa conhece bem o nome do Sr. Itamar, cheguei a ver ele tratar dos então seguranças como se fossem escravos, inclusive com xingamentos a alguns, informo também que seria bom investigar o Grupo Tejofran, que até onde sei é o verdadeiro dono do contrato de segurança da CPTM, como não pode haver monopólio dentro desta ESTATAL "CPTM", ela que é terceirizada, quarteiriza outras empresas de segurança, como a GOCIL, a SUPORTE e a Nacional que agora é a 4GS, mas no fundo esta coisa toda não vai dar em nada, este ano tem desculpa de copa do mundo e eleição... só vou acreditar se ver que realmente vão condenar alguém...

    ResponderExcluir