quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


GREVE EM FRANCA - SP
Vigilantes cruzam braços e fecham agências bancárias

Autor(a): Bruno Piola Função: Repórter 
Foto(s): Marcos Limonti/Comércio da Franca 
Data: 14/02/2013

Em plena Quarta-feira de Cinzas, praticamente todas as agências bancárias de Franca, que deveriam abrir ao meio-dia, continuaram com as portas fechadas. O motivo foi uma nova paralisação dos vigilantes bancários, que reivindicam um adicional de 30% nos salários por periculosidade. Como os bancos não podem funcionar sem os seguranças, as agências foram impedidas de abrir as portas na volta do feriadão de Carnaval. E a greve deve continuar.


Com faixas, buzinas, apitos e rojões, os manifestantes foram de agência em agência convencer os vigilantes a parar. O movimento conseguiu a adesão de cerca de 200 trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Ribeirão Preto e Região, Antônio Guerreiro Filho, garante que a manifestação deve durar por tempo indeterminado. Se-gundo ele, 95% dos bancos, cerca de 60 agências, ficaram fecha-dos em Franca na quarta-feira.

Com os bancos sem funcionar desde a última sexta-feira, ontem os clientes passaram por diversos tipos de transtorno. O economista Gilberto Alves, 57, tentou pagar uma conta em uma unidade do Centro e não conseguiu por causa da paralisação. “A greve é dos vigilantes, o banco não tem nada a ver. As agências tinham que ter seus próprios seguranças, os bancos não podem ficar dependendo de firmas terceirizadas”, reclamou. “Não pude sacar a minha aposentadoria porque não tinha vigilante no banco, e o caixa automático não tinha dinheiro”, afirmou o motorista Luís Carlos da Silva, 56.

A situação da auxiliar jurídica Fabíola Neves, 21, também era dramática: ela tinha várias contas para pagar em uma agência central, mas o valor ultrapassava R$ 700 e ela não pôde quitá-las no caixa automático. “Agora, elas vão ficar sem ser pagas”, disse.

ALTERNATIVAS
Mesmo que as agências estejam fechadas, as contas devem ser pagas. Para as pessoas que precisam realizar operações bancárias, existem alternativas, como o uso de caixas eletrônicos, banco pelo telefone ou internet e correspondentes bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário