sexta-feira, 1 de março de 2013



COMO SE LIVRAR DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

CANCELAMENTO OU RESSARCIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
Companheiros (a) você que não é sócio do sindicato, porém vêm descontado todos os meses em sua folha de pagamento a tão famosa contribuição assistencial que incide 1% sobre o piso salarial, o tal desconto constituí crime infratora da lei segundo o artigo 545 da CLT e o artigo 7°, XXIX, da Constituição Federal.


DUAS OPÇÕES DE COMO SE LIVRAR DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

1ª Opção - Ressarcimento: Para receber de volta os valores descontados referente às contribuições assistencial, os companheiros deverá entrar na justiça contra o sindicato pedindo a devolução. Para que ação possa ganhar força e necessário unir um número significativo de trabalhador em grupo (15, 20, 30,40, 50 etc..) quanto mais, melhor é. O grupo não precisar ser de uma única empresa, vigilantes de varias empresas podem fazer parte, por se trata de uma ação coletiva não contra as empresas, mas contra o sindicato que ordenar os descontos. Temos como exemplo os companheiros da empresa Power Segurança que entrou na justiça pedindo a devolução dos descontos, causa ganha em 1ª Instância, conforme publicado neste boletim informativo nº do processo: 01895003420055020033 acompanhem o desfecho no site do Tribunal Regional do trabalho 2º Região –TRT02, www.trtsp.jus.br

2ª Opção - Cancelamento: Para cancelar os companheiros (a) tem  que preencher uma carta de oposição a contribuição assistencial em três vias que deverá ser protocolada conforme segue orientação abaixo.

MODELO DA CARTA 

CARTA DE OPOSIÇÃO À CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Prezado Senhores!
O Art. 545, da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece que os empregadores  só poderão descontar na folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao Sindicato, quando por este notificados.                                                

Portanto, Eu......................................................................................
Funcionário da Empresa.......................................................................
.............................................................................. RE...................... 
Cargo................................................    RG.......................................
CPF:........................................ PIS....................................................
CTPS............................................ Serie.................................... Endereço
.........................................................................................................
......................................................................................................... 
nº..................... Complemento............................................................
Bairro............................................................. CEP:............................
Cidade...................................................................... UF.....................          


         
 Venho através desta, requerer o cancelamento definitivo dos descontos de CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL   NEGOCIAL ou qualquer outro desconto contrário a Lei gerada em minha folha de pagamento, para o SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS DE VIGILÂNCIA, SEGURANÇA E SIMILARES DE SÃO PAULO – SEEVISSP.

Afirmo também que nunca recebi quaisquer assistência desse sindicato, e que só tenho ciência de sua existência, porque descontam todos os meses no meu demonstrativo de pagamento, os indevidos descontos sem minha autorização



................................, ............... de ................................ de  20............
                                                                                   
..................................................................
  Assinatura

Atenção: Companheiros (a) Segue orientação e procedimentos para o cancelamento dos descontos

*1º Passo; Você deve preencher o formulário em três vias, 

*2º Passo; Procure o Departamento responsável do Sindicato e solicite o protocolo contendo O CARIMBO com nome do sindicato, NOME LEGÍVEL DO FUCIONÁRIO que recebeu sua solicitação e DATA. OBS: nas três vias. 

*3º Passo; Após o protocolo nas três via feito pelo sindicato entregue uma copia para o funcionário do Sindicato que as protocolou e as duas ficam com você, lembrem-se as duas devem estar protocoladas.

*4º Passo; Após as vias protocolas pelo sindicato, você deve procurar o RH da empresa da qual você trabalha e solicite junto a ela o protocolo contendo O CARIMBO com nome da EMPRESA, NOME LEGÍVEL DO FUCIONÁRIO que recebeu sua solicitação e DATA.

*5º Passo; Após o protocolo feito pela empresa nas duas via, entregue uma copia para o funcionário da empresa que as protocolou e a outra você deve guardar-la, pois ela estando protocolada configura a prova de sua solicitação.

Tendo duvida você pode entrar em contato conosco via e-mail e facebook: damiaovigilante@hotmail.com ou email: atevstesp@hotmail.com, telefones (011) 979907012 Oi / 993439152 Claro / 98598 4858 – Tim solicite já o seu formulário.

21 comentários:

  1. Muito bom o texto,Precisamos informa aos colegas de seus direitos, Eu sou Vigilante da Empresa Power segurança, e Entrei com uma reclamação trabalhista que também pede o resascimento dessas contribuiçoes assistenciais, ganhei a causa em 1º e 2º Instânçia.

    Processo nº1851 Ano:2011 Origem: 121

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, desde agradeço por suas palavras de incentivo pois o nosso objetivo é esse, de levar orientação, informação e dar suporte aos nossos colegas. Por gentileza, entre contato conosco pelo o nosso e-mail: atevstesp@hotmail.com ou pelos telefones: (011) 979907012 Oi / 993439152 Claro / 98598 4858 – Tim. Estamos a disposição para ajudá-lo no que for necessário.

      Damião Vigilante.

      Excluir
    2. Olá, achei bem interessante as informações que vc publicou. Eu estou dando uma pesquisada referente ao mesmo desconto na categoria dos Gráficos, mas não achei nada tão específico como este artigo. Você sabe me informar se devo tomar essas mesma medidas para o cancelamento desse absurdo de contribuição??

      Obrigado desde já.
      Marcos A. de Souza

      Excluir
  2. Fui ao Sindicato de São Bernardo, na Rua Coral, o "COMPANHEIRO" me disse que se eu quero o meu dinheiro de "CONTRIBUIÇÃO" de volta, vai para a justiça.
    Meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Então. Eu não. Sou obrigado a pagar e pra eu receber aquele que ja foi pago eu tenho que entrar na justicia

    ResponderExcluir
  4. Olá companheiro ótima postagem e gostaria de s

    ResponderExcluir
  5. Olá ótimo postagem sou porteiro na área de segurança em fortaleza o modelo da carta e o mesmo?

    ResponderExcluir
  6. I quando o sindicato não quer fazer esse requisito

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostaria de saber se tem algum período ou data em que é permitido a entrega desse documento ou esse cancelamento pode ser feito a qualquer tempo?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  8. GostariA de saber se esse modelo de carta serve p quem trabalha no ramo de restaurantes pizzarias e similares

    ResponderExcluir
  9. GostariA de saber se esse modelo de carta serve p quem trabalha no ramo de restaurantes pizzarias e similares

    ResponderExcluir
  10. Olá Damião fui lá no Arouche e não querem cancelar alegando que trabalho fora de SP aí fui no sindicato de Mogi das cruzes aonde trabalho e também não cancelaram oque faço? Estou pensando em ir no ministério do trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Você já disse a resposta que deseja. Procure o MPT (Ministério Público do Trabalho) de sua localidade e narre o ocorrido.

      Excluir
  11. preciso fazer isso todos os anos ou apenas uma única vez?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom texto, sou advogado iniciante e também funcionário de uma empresa de telemarketing. Passei algumas horas estudando o assunto para mim e meus colegas, e o seu texto é o mais completo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. cara vc sabe se tem algum periodo para dar entrada nessa carta de oposição, pq fiquei sabendo que so algumas semanas apos o decidio fora isso não consigo tirar

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse artigo.

    Tem uma dúvida !
    Tem um prazo para se opor ? Ou posso fazer a carta a qualquer momento, fui a contabilidade e me informaram que eu tinha até o final de julho .

    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Tem alguma data que posso cancelar esse desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, adorei o texto realmente temos que nos unir para conseguir melhores condições de salários e beneficíos pois é uma vergonha o nosso dicidio, essa semana mesmo farei essa carta.

      Excluir