quarta-feira, 6 de março de 2013



EMPRESA G4S  SEGURANÇA É DENUNCIADA POR VIOLAÇÕES NA PALESTINA





Fórum Social Mundial Palestina Livre - Empresa G4S é denunciada por violencia



5 DE DEZEMBRO DE 2012 - 0H00


A empresa G4S, transnacional inglesa que atua em serviços privados de segurança e repressão, é denunciada por violações de direitos na Palestina. Durante o Fórum Social Palestina Livre, em Porto Alegre (RS), militantes de organizações internacionais pediram o boicote a esta empresa, que já está atuando também no Brasil.


A empresa atua na Palestina contratada por Israel para administrar penitenciárias com milhares de presos políticos e crianças palestinas, segundo um informe assinado por diversas organizações, entre elas a Secretaria da Juventude da CUT-RS e a ONG internacional Stop the Wall. 

A legislação de Israel permite a tortura em alguns casos, violações que são cometidas em presídios em que a segurança é de responsabilidade da G4S. Além das penitenciárias, a empresa faz segurança de assentamentos ilegais e checkpoints.

No Brasil, a G4S está prestando serviços para a Rede Gobo, Petrobras, Itaú, HSBC, Santander, Ambev, Bradesco, Caixa Federal, Banrisul, Citibank, HP e Embraer.

Francisco Magalhães, diretor do sindicato dos bancários, uma das entidades promotoras do debate, afirmou que a G4S possui vários contratos de projetos financiados por bancos públicos do Brasil, inclusive em projetos no Rio Grande do Sul. 

Francisco considerou de extrema importância o papel dos sindicatos na ação contra a transnacional. Ele convidou os bancários a assumirem uma ação efetiva, pressionando as instituições financeiras a adotarem posturas de boicote à G4S.

Fonte: Coletivo Catarse com Rádio Mundo Real FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário